Notícias

O PODER DAS PALAVRAS

O poder das palavras é incrível em nossas vidas. Por um lado, elas nos fornecem um caminho para expressar e compartilhar nossas experiências, e os nossos significados com os outros. A maioria de nós não consegue perceber, que as palavras que habitualmente falamos afeta o que nós sentimos no dia a dia, ou seja nossas emoções.

Vocabulário Transformacional é sobre como você pode assumir o controle de seu vocabulário cotidiano para mudar a qualidade de sua vida. Simplesmente mudando seu vocabulário habitual das palavras que você usa constantemente para descrever as emoções de sua vida, você pode imediatamente mudar a forma como você pensa, sente e como você vive.

O que é interessante é a forma como duas pessoas podem sentir exatamente as mesmas sensações de forma diferente em seus corpos, em virtude dos significados que eles colocam na experiência. Por exemplo, uma pessoa pode sentir-se “frustrado”, enquanto o outro só se sente “um pouco confuso.” Isso equivale a uma diferença enorme na maneira como nos sentimos, e quando mudamos a forma como nos sentimos, podemos mudar a maneira como nos comportamos.

Veja este exemplo: Em uma reunião de negócios com dois parceiros, o mesmo evento desencadeou uma resposta muito diferente em cada pessoa. O Presidente da empresa entrou em uma raiva profunda, ao passo que o segundo parceiro parecia não ter reação.

O Presidente enfurecido acreditava que “raiva” fez mais forte e permitiu-lhe lidar com a situação. A Raiva era o seu caminho para fugir da decepção, da frustração. Por outro lado, o parceiro que se sentiu só “levemente irritado” estava agindo na crença de que ficar muito chateado iria fazê-lo perder o controle da situação, e isso significava muita frustração, seria uma decepção. Ele não estava dissociado, ele sinceramente não estava sentindo a uma raiva profunda.

Esta é a essência do Vocabulário Transformacional: as palavras que atribuímos as nossas experiências tornam-se as nossas experiências, não importando se é objetivamente correta ou não.

Portanto se queremos mudar a nossa vida e nosso destino, precisamos escolher conscientemente as palavras que utilizamos para descrever nossos estados emocionais. O que aconteceria se na próxima vez que você estivesse em uma situação que costuma sentir-se com raiva, ao invés de utilizar essa palavra, você sentir-se “apenas” incomodado? Ou talvez utilizar uma palavra como “irritado” ao invés de “estou com ódio” para descrever seu estado interno?

Por outro lado, se alguém lhe pergunta como você está se sentindo, acho que existe uma diferença entre as respostas como: “Oh, eu estou bem, pelo menos eu acho” e “eu estou me sentindo muito bem, de bem com a vida, ótimo!” Os significados que colocamos em nossa experiência, tornam-se nossas experiências. Escolha suas palavras e seus significados com muito cuidado.

E você o que acha? Como está seu vocabulário? Comente, participe, compartilhe… Seus questionamentos são muito importantes para mim.

Robério Cavalcante

(12)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • at 11:11
    Yanna

    Muito bacana! Parabéns!


  • at 11:15
    Gilderlano

    Olá,

    Faz todo sentido. Me identifiquei fortemente. Fazendo uma avaliação sobre meu vocabulário percebo que preciso mudar. Impressionante como uso palavras negativas mesmo que em tons positivos para falar de momentos ou situações positivas. Já venho trabalhando o significado que dou as vivências do cotidiano e ler algo assim ajuda muito a reforçar e manter a chama acesa. Parabéns pelo texto. Excelente!!!


  • at 11:25
    Dóris Carvalho

    Excelente texto. Além da consciência do sentimento, ressignifica-lo.


  • at 12:45
    Shirley

    Muito bom! É comum que as pessoas desistam de alcançar as mudanças que desejam por acreditarem na dificuldade que seria alcançá-las. Quando, na verdade, acredito que tudo começa mesmo pela escolha das palavras! Palavras afetam pensamentos, que afetam comportamento, que afetam ações e, de repente, aquela mudança que parecia tão distante é real!


  • at 17:53
    Bruna Zimpel

    Excelente !!! As palavras têm um poder sem igual… já experimentei isso varias vezes e é mágico 🙂


  • at 18:05
    Clecio Castro

    É isso mesmo,
    Vejo tantas pessoas se expressando “que ódio” de pequenas coisas do dia a dia. Não sabem elas o mal que estão fazendo pra si mesmo.
    Parabéns Robério.


  • at 18:38
    Eva Caroline

    Excelente reflexão!


  • at 10:16
    Ariosto

    Depois do meu DL 03 PB, mudei meu comportamento e minha forma de expressar as palavras. Deixei de me importar com problemas que não estão sob meu controle, mantenho a calma quando os problemas dependem de uma solução minha. Tudo está mais leve. Dividi as atividades do trabalho em metas diárias, semanais e mensais, resultado: Com a metade da minha carga horaria mensal faço o trabalho de todo mês!

    Parabéns pela produção textual!! Que venham mais. Rs…


  • at 15:37
    Lucélia

    Verdade Robério! Palavras tem poder e força.
    Gostei muito da dica…Estou Ótima!!!


  • at 15:40
    Lucélia

    Verdade Robério! Palavras tem poder e força.
    Gostei bastante do texto…uso muito estou Ótimaaaaaa!!!


  • at 16:16
    Denis

    Esse texto reflete tudo o que penso e que algumas pessoas não percebem. A importância que tem as palavras em nossa vida. Algumas pessoas passam a impressão de que a única forma correta de dar importância para uma determinada situação é a forma que elas dão importância. Uma das coisas que me encanta na PNL é a forma de como fala sobre mapas. Esse é um grande exemplo de respeito ao mapa do próximo, se uma pessoa não responde da mesma forma que você sobre um determinado assunto, apenas respeite a forma dela ver o mundo. Muitos dizem que respeitam a opinião alheia, contudo suas palavras dizem o contrário. Aí está a questão, nossas palavras mandam uma mensagem clara para nosso inconsciente, por isso mesmo talvez o caminho seja prestar mais atenção no que estamos falando, e ai sim podermos mandar a mensagem para nosso inconsciente que possa melhorar nosso dia a dia.
    Saudades grande amigo Robério Cavalcante.
    P.S. adorei o texto, parabéns parceiro.


  • at 19:14
    Roryz

    Parabéns, texto fantástico que me fez pensar nas palavras que estão sendo atribuídas a mim e as que eu atribuo no dia a dia. Hoje, mais ainda, irei repensar cada vez mais.