Notícias

O QUE É A TRISTEZA?

A tristeza é um mecanismo de alerta sobre os problemas que permeiam nossa vida e solucioná-los é o melhor caminho para ser feliz. Basta reservar um tempo para você.

Embora não seja agradável sentir-se triste, a tristeza tem a importante função biológica de servir como um mecanismo de alerta ou um alarme, indicando que algo não está correto ou como nós gostaríamos em nossa vida. Pense na tristeza como uma lâmpada vermelha que se acende quando algo inconveniente acontece. Por exemplo: você perde seu emprego e a lâmpada acende, você se sente triste. O alarme ligado indica que você deve encontrar uma solução para o problema. Dificuldades na sua vida pessoal, financeira, profissional, de relacionamento interpessoal, avaliação sobre desempenho pessoal podem ser gênese para tristeza e, assim, “a lâmpada vermelha” pode acender.

Se, uma vez com a “lâmpada acesa”, a pessoa busca e consegue uma solução para o problema, a lâmpada se apaga e a pessoa está livre da emoção da tristeza. Claro que algumas soluções são mais fáceis, outras requerem maior atenção e cuidado. O grande problema é quando, sem uma solução, a pessoa decide prosseguir seu caminho na esperança de que a lâmpada apague sozinha: a terrível tentativa de seguir a vida sem revolver o que deu gênese à tristeza.

Neste caso, o que costuma acontecer é a lâmpada brilhar ainda mais forte, mostrando que algo, de fato, não está correto e, com isso, a tristeza tende a aumentar. Continuar nesse caminho pode levar a uma grande depressão. Portanto, quando você estiver se sentindo triste, use algum tempo para perceber qual aspecto da sua vida não está totalmente adequado e busque uma solução para isso.

De modo geral, encontrar o problema e solucioná-lo é fácil se você dedicar tempo e empenho na solução. Algumas vezes a procura de pessoas especializadas na solução de alguns tipos específicos de problemas pode ser necessária.

Lembre-se: Você merece ser feliz e resolver tristezas que surgem em nosso dia a dia faz parte deste caminho.

Dr. Neil Hamilton Negrelli Junior

Presidente do INEXH

(0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *