Notícias

O que pode estar te impedindo de alcançar seus objetivos?

Começamos então o ano de 2020 e com ele uma nova década se inicia, além de novas esperanças e novas chances de criarmos oportunidades incríveis para também uma vida incrível.

Se você ainda não conquistou aquele tão sonhado objetivo, calma! Aí vem 365 dias para começar ou recomeçar a construir o caminho que te levará a realizá-lo. Porém te convido a uma reflexão… Se esse objetivo é antigo e todos os anos você vem adiando, cuidado! Você pode ter transformado a não conquista de objetivos em um padrão e isso é muito perigoso.

Você sabe onde está o perigo nisso? Vou te explicar!

Todos temos padrões de comportamentos que são totalmente inconscientes e aprendemos em algum momento de nossa vida em que eles foram úteis, e o nosso sistema nervoso, está o tempo todo comparando e generalizando, ou seja, ele compara o que você está vivendo hoje com o que já viveu e generaliza que é a mesma coisa e, por tanto, lhe traz o mesmo comportamento e daí vira um padrão.

Como assim Mazullo? Isso mesmo!

Vou contextualizar : Você era uma criança e em um determinado dia na escola você deixou de fazer uma tarefa escolhendo ir brincar com seus amigos, e ficou bem feliz por estar brincando e se divertindo, logo seu inconsciente guardou aquela experiência em um lugarzinho relacionado a diversão e felicidade. Na sua vida adulta, você precisa realizar algum trabalho ou estudo, mas tem a opção de encontrar seus amigos, logo o seu inconsciente pode comparar com aquela vivência de sua infância e generalizar. E advinha a escolha que você vai fazer?

A chance de ir encontrar seus amigos é muito maior do que ir fazer o trabalho ou o estudo. Muitas pessoas me perguntam, como mudar isso? Há um caminho, e inicia em um processo que eu chamo de autoconhecimento, que para mim, tem três etapas.

A primeira etapa é onde a maioria das pessoas estão, que chamo de negação. Muitas pessoas estão vivendo essa etapa do processo de autoconhecimento, pois possuem lacunas ou pontos de melhorias, porém negam que precisam mudar algo.

Nessa etapa não existe evolução alguma, pois aqui elas ficam paradas ou andando em círculos e em muitos casos culpando os outros por sua estagnação.

A dica que dou para as pessoas que estou mentorizando é, esteja também atento ao comportamento que produziu o resultado e busque entender quais outras experiências já vividas que geraram resultados iguais ou parecidos. Fazendo isso, podemos encontrar o padrão e assim modifica-lo.

Quando fazemos isso, vamos para a segunda etapa que chamo de aceitação. Quando chegamos aqui, fica mais fácil o processo de autoconhecimento, pois passamos a ter consciência do que podemos modificar. Aqui há uma expansão de consciência e isso é muito libertador, pois nos permite reconstruir nosso alicerce comportamental, porém existe uma armadilha que faz muita gente parar nessa etapa, uma vez que aqui existe uma melhoria e pode trazer uma acomodação, pois tendemos a nos conformar com pequenas melhorias em nossa vida e nos apegamos a essas pequenas melhorias, até mesmo por medo de voltarmos aos resultados anteriores.

Eu ensino as pessoas que desejam um nível mais profundo de autoconhecimento que é na terceira etapa que eu chamo de transformação que devemos nos empenhar para chegarmos.

Nessa etapa é onde mora a verdadeira mudança, pois é nela que quebramos os padrões de comportamentos, incluindo outras experiências mais adequadas para a fase que estamos realmente na nossa vida, afastando o risco da generalização natural que nosso sistema usa como experiências vividas que não condiz com a nossa realidade atual.

Quando estamos na etapa da transformação, somos verdadeiramente capazes de realizar grandes feitos, pois passamos a utilizar o potencial adquirido ao longo de nossa vida.

Até chegarmos aqui demanda tempo, vontade e dedicação, por isso que a grande maioria das pessoas desistem no meio do caminho e apesar de estarem conscientemente querendo resultados melhores em suas vidas, inconscientemente estão confirmadas com o que já estão tendo.

Porém, estamos como eu disse no início do texto com uma nova oportunidade de construir um resultado diferente a partir de agora e eu te convido a transformar sua vida para muito melhor!

Um ano incrível a todos,

Marcos Mazullo

Psicoterapeuta – CRT 46479

Master Practitioner em PNL e Renascedor Integrativo.

(0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *