Notícias

OUÇAM AS CRIANÇAS

Que o mundo esta passando por profundas transformações ninguém tem dúvida, porém, onde essas transformações vão nos levar ninguém sabe.

Se você fizer uma pequena enquete sobre o destino dessas mudanças e as consequências delas para o mundo você perceberá que cada um tem uma ideia do que nos espera, e provavelmente o resultado da enquete será uma previsão extremamente negativa.

Há quem defenda que o mundo e as pessoas só pioram, que o futuro será sombrio e cheio de cataclismas devastadores e que nosso mundo esta fadado ao fim.

Essas pessoas defendem isso como realismo e não pessimismo!

Faça um teste e verifique se o que estou falando tem um fundo de verdade. E digo mais, contestem essas pessoas com uma visão diferente para as mudanças e seus resultados para vê suas reações. Será como mexer em um vespeiro!

Não sei se você que lê esse texto está nessa onda negativa que abateu a maioria da população mundial, caso esteja, te faço um convite.

Permita-se fazer essa mesma enquete com as crianças, pergunte a elas sobre o futuro que nos espera e aguarde o que elas dirão sem procurar influenciar as resposta delas.

Você vai se surpreender com a visão de futuro tão positiva que elas demonstrarão. E se mesmo assim você achar que isso se deu pela falta de maturidade ou de vivência delas, aconselho a repensar sua visão, pois quem irá construir esse futuro serão elas, as crianças.

Para que o futuro seja melhor do que o presente, precisamos fazer ações diferentes do as que estamos fazendo hoje e para isso devemos partir do princípio de que resultados diferentes vem com atitudes e ações diferentes e ninguém melhor para mudar o resultado do que alguém que olha para o futuro e enxerga um horizonte diferente.

Imagine você doente e precisando fazer uma cirurgia, qual médico você desejaria que a fizesse? Um médico que olha para sua cirurgia de forma negativa, acreditando que não tem jeito e que o resultado será ruim? Ou você desejaria fazer a cirurgia com um médico que tem certeza que vai fazer um excelente trabalho e que o resultado será sua cura?

Acredito que sua resposta será o segundo médico, mesmo que exista um receio do procedimento cirúrgico.

Uma visão de futuro positivo independe de ter experiência de vida, pois segundo o grande administrador Peter Drucker, “é no presente que se constrói o futuro” e será melhor que se tenha uma visão positiva, para assim aumentar as chances de construir esse futuro, fazendo acontecer mudanças positivas.

É importante ressaltar que não estou pedindo para você ter uma atitude ingênua diante dos problemas, não se trata disso, e sim de transformar a perspectiva diante deles.

As crianças, quando estão diante de um obstáculo e percebem que podem resolve-lo, elas vão até isso acontecer e fazem de tudo para conseguirem o que desejam.

Por isso, ouçam as crianças e aproveitem a visão positiva do futuro que elas tem e construam no presente o que desejam encontrar no futuro.

Boa semana e ate a próxima,

Marcos Mazullo
Psicoterapeuta – CRT 46479
Master Practitioner em PNL e Renascedor Integrativo.

(0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *