Notícias

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

“Rir de um erro é continuar errando… Devemos, em nossa vida, olhar um erro e aprender com ele. Essa sim é uma forma de melhoria constante.”

Para adquirir uma aprendizagem que te leve ao sucesso, é necessário possuir comportamentos efetivos. Para que isso aconteça, não basta procurar somente o desenvolvimento técnico e esquecer que o nosso lado pessoal possui total influência em nossos atos. Por exemplo, não adianta treinar um jogador de futebol tecnicamente perfeito, para depois ele chutar a câmera que o mostra para o mundo!

Possuir comportamentos efetivos significa traçar objetivos, elaborar um projeto de vida e se esforçar, se dedicar o suficiente para cumprir o que foi planejado. É preciso muita dedicação para isso, não basta colocar tudo no papel e esperar que o destino traga o que você planejou. Precisamos nos desenvolver tecnicamente e pessoalmente, esses dois desenvolvimentos alinhados nos levarão ao sucesso.

Onde podemos buscar e encontrar o desenvolvimento técnico?

Em uma faculdade, em cursos, livros, palestras, seminários. E onde encontrar o desenvolvimento pessoal? Imagino ter feito um nó em sua cabeça agora… Você deve ter pensado “nos mesmos locais citados para buscar um desenvolvimento técnico”. Na verdade, é exatamente nestes locais que poderemos buscar e encontrar também o desenvolvimento pessoal. Podemos encontrar os dois tipos de desenvolvimento nas mesmas coisas.

O desenvolvimento técnico e o desenvolvimento pessoal estão muito ligados. Vamos pensar: ao se desenvolver como pessoa, você terá mais potencial para se tornar um profissional bem-sucedido, pois você terá mais habilidade em lidar com pessoas, saberá usar melhor suas emoções. Ao se desenvolver como profissional, você melhora sua autoestima, se sente mais seguro, mais capaz, o que proporcionará o seu desenvolvimento como pessoa. Podemos perceber, então, que os dois tipos de desenvolvimento podem estar ligados.

Exigências

A maior parte das pessoas passa a vida inteira na busca do desenvolvimento técnico e deixa de se preocupar com o desenvolvimento pessoal. Estuda nos melhores colégios, procura a melhor faculdade, se especializa, tem como hábito a leitura e domina qualquer tipo de assunto. Realmente essas pessoas adquirem um desenvolvimento técnico espetacular. Então ela ingressa no mercado de trabalho e, com esse desenvolvimento espetacular, possui boas ações. Toda ação tem um resultado e uma boa ação tem um resultado bom. A pessoa é avaliada pelos resultados que produz. Se a pessoa possui um resultado positivo, consequentemente terá uma avaliação positiva. Aparentemente tudo vai indo muito bem, um excelente desenvolvimento técnico, uma ação positiva, um resultado positivo e uma boa avaliação. Tudo correndo perfeitamente, porém em um determinado momento parece que tudo começa a dar errado…

É comum ela achar que o que funciona bem hoje funcionará a vida inteira e esquece de observar que o contexto muda. Novas descobertas são geradas a cada minuto. O mundo muda. Se você não muda com ele, os resultados não serão os mesmos. A tendência é esses resultados decaírem e o que funcionava perfeitamente anteriormente, começarem a não dar mais certo…

Com um resultado negativo e sendo ela avaliada pelos resultados que gera, consequentemente sua avaliação será negativa. Essa pessoa enxerga que não está mais conseguindo bons resultados, mas como é “perseverante”, “persistente”, continua insistindo nas mesmas ações com a “esperança” das coisas voltarem a dar certo.

Isso, normalmente, não ocorre e a pessoa continua cometendo os mesmos erros, obtendo os mesmos resultados negativos e as mesmas más avaliações. Essa pessoa fica ciclando em algo que não mais funciona e entra, assim, em um ciclo vicioso. Ninguém deve entrar nesse ciclo. Mas o que é necessário para sair dele? Para sair deste ciclo vicioso, é necessário sempre se reciclar, buscar novas aprendizagens de acordo com o contexto atual. Se o contexto muda, eu preciso mudar minhas atitudes também, adquirir novos conhecimentos, inovando sempre. Assim, continuaremos possuindo resultados positivos e, se somos avaliados pelos nossos resultados, seremos sempre avaliados positivamente. Dessa forma, a pessoa entra em outro ciclo, porém este é um ciclo virtuoso. Um ciclo de evolução constante. É o conceito de melhorar um pouco a cada dia.

A melhor forma de se posicionar frente ao mundo é sair de casa todos os dias como se fosse um bebê. Sair todos os dias como se tivesse muito a aprender e adquirir o máximo de conhecimento possível. O seu dia deve ser feito de aprendizagens. Todos os dias temos a chance de aprender coisas novas e assim devemos fazer, mesmo dentro da sua profissão, do seu trabalho.

Todos nós buscamos a perfeição, somos seres em evolução. Se não melhorarmos algo dentro do que fazemos, muito em breve seremos substituídos. Devemos estar abertos para aprender com o outro. As experiências vividas por uma pessoa geram aprendizagens, essas nunca devem ser ignoradas. Quando você não aprende com o outro, você volta a errar e, hoje, é inaceitável permanecer errando.

Hoje, você tem a obrigação de ser um pouco melhor que ontem. Se você for igual, hoje você será igual a ontem, vai viver essa semana igual viveu a semana passada, esse ano igual ao ano passado e vai viver uma vida medíocre. Já pensou em viver dez vezes o mesmo ano?? Para que você vai viver amanhã se fará as mesmas coisas que hoje? Você deve fazer a sua vida grandiosa, maravilhosa.

O segredo para manter seus comportamentos efetivos é romper o ciclo vicioso e manter-se num ciclo virtuoso. As pessoas pensam em sucesso como algo grandioso e esperam uma grande e repentina mudança na vida. Na verdade, o sucesso é consequência de pequenas melhorias diárias em nossas vidas.

Neil Hamilton Negrelli Junior

Presidente do INEXH

(2)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • at 00:09
    Iria

    Perfeito ,👏👏👏👏


  • at 00:10
    Iria

    Muito construtivo .