Como surgiu a palavra Coach?
Este nome originado na era medieval foi criado para dar nome à pessoa que conduzia as carruagens (coach).
Este cocheiro era responsável em conduzir uma pessoa do seu ponto Original (A) ao seu ponto desejado (B).
Isso significa que ele precisava conhecer a estrada, atalhos, perigos, desvios, obstáculos, precisava entender dos cavalos, carruagens (como consertá-los), enfim levar a pessoa ao seu ALVO sã e salva.
Portanto, para ser um cocheiro tinha que ser um especialista.
Com a popularização dos esportes, e a necessidade de atletas atingirem marcas e recordes, viu-se a necessidade destes atletas terem um treinador expert (coach em inglês) para os levarem de um ponto A a um ponto B.
Em 1974 o processo fica mais conhecido com atletas atingindo e quebrando recordes.
No livro The Inner Game of Tennis, Timothy Gallwey descreve através de suas experiências como jogador de tênis e posteriormente como Treinador de equipe, que para termos uma melhor performance, devemos contar com um treinador que nos mostre o caminho, o processo para realizar nossos objetivos.
O Coaching é um processo focado em ações para a realização de objetivos e metas, é um processo de desenvolvimento de competências e habilidades.
O Coaching está ligado a mudanças, a transformar sonhos em realidade.
É um processo de desafio comportamental não existe uma sessão de Coaching que não tenha um plano de ação.
Ou seja, o Coaching é um processo de investigação e conscientização que nos dá a possibilidade de descobrirmos pontos fracos e qualidades, aumentando a consciência de si, assim aumentando a capacidade de nos responsabilizarmos pelas nossas próprias vidas.
No próximo post explicaremos as nomenclaturas utilizadas no universo do coaching.
Não percam!
Viviane Lauren Negrelli
Vice-presidente do INEXH