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Matriz de Eisenhower, o que é urgente e o que é importante para você?

É comum nos sentirmos perdidos com a nossa lista de afazeres. Quando o que você tem para fazer parece maior do que você é capaz de dar conta, pode ser muito útil você criar um sistema de critérios para tomar suas decisões. Para facilitar sua vida agitada, Dwight Eisenhower, o 34º presidente dos Estados Unidos, criou uma matriz capaz de torná-lo um dos presidentes mais produtivos do mundo.

Conheça a Matriz de Eisenhower.

Trata-se de uma matriz 2×2, na qual separamos todas as nossas tarefas em 4 quadrantes e conseguimos “atacar” uma coisa de cada vez.

Para usar a matriz, siga os seguintes passos:

1) Escreva num papel todas as suas tarefas. TODAS. Inclua desde as maiores que tiram seu sossego até a comida que você vai jantar.

2) Defina o que significa importante e urgente para você. Coisas importantes podem ser: projetos que custam muito dinheiro ou de mudança significativa na estrutura da empresa, estudar para o vestibular/ MBA. Medidas de urgência podem ser risco de custo (multa por atraso), consequências graves, ou benefícios para quem completar a tarefa primeiro (uma oportunidade que sua empresa precisa agarrar).

3) Desenhe a matriz conforme a figura.

Matriz de Eisenhower: o segredo da sua organização - Passei Direto Blog



4) Escreva suas tarefas nos quadrantes correspondentes:

Canto superior direito: Tarefas importantes e urgentes. Faça agora.

Canto superior esquerdo: Tarefas importantes, mas não tão urgentes. Essas são suas tarefas chave! Podem ser grandes projetos ou um projeto pequeno, mas que tenha um prazo maior para ser concluído. Marque um tempo na agenda para eles (ou um dia recorrente no caso de um HÁBITO), antes que vire urgente e você corra o risco de entregar com menor qualidade. Nós não queremos colocar essa tarefa no box anterior, ein?

Canto inferior direito: Urgente e menos importante. Rotinas que fazem parte dos bastidores do seu negócio, por exemplo. Nesse caso, divida as tarefas e delegue para os colegas que tem mais experiência no assunto. Assim, a equipe toda é mais produtiva. Lembre-se: dividir para conquistar!

Canto inferior esquerdo: Tarefas menos urgentes e menos importantes. Acabe logo com elas! Se a tarefa não for necessária (tipo passar horas no Youtube), faça quando já tiver terminado o que planejou para o dia. Se ela for, sim, necessária, existe uma técnica que se chama quick win. Podemos explicar essa para vocês em outro post.

5) Cumpra suas tarefas e risque do quadrante correspondente. No dia ou semana seguinte, refaça a matriz.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo!

Equipe INEXH

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