Notícias

Descubra o que é Metáfora na Programação Neurolinguística

Metáforas, em PNL, são associações entre o estado real de uma pessoa e a linguagem figurada.

Qualquer associação é uma metáfora, por exemplo pequeno como uma pulga, rico como um rei, etc…

É uma arma terapêutica potente. Ela distrai a mente consciente enquanto a informação é passada diretamente ao inconsciente.

Os contos de fada, parábolas, histórias e alguns filmes são metáforas.

Bruno Beltelhaim, discípulo de Jung, percebeu isso, publicando “A psicanálise dos contos de fada”, onde ele faz analogias entre esses contos e o desenvolvimento psicológico infantil, segundo os critérios da psicanálise.

Uma boa metáfora segue a seguinte estrutura:

E como se cria uma metáfora para mudança pessoal?

José Carlos Mazilli em “Manual de Programação Neurolinguística” , (São Paulo: Edição do Autor, 1996) descreve da seguinte maneira a criação de uma metáfora:

  • 1. O primeiro passo para se criar uma metáfora é saber o estado atual e o estado desejado do ouvinte. A metáfora será a história ou a jordana de um ponto para outro.
  • 2. Decodifique os elementos de ambos os estados: pessoas, lugares, objetos, atividades, tempo, sem perder de vista os sistemas representacionais e submodalidades de cada um desses elementos.
  • 3. Escolha um contexto adequado para a história. De preferência a um que seja interessante e substitua os elementos do problema por outros elementos, porém mantendo a relação entre eles.
  • 4. Crie a trama da história de maneira que ela tenha a mesma forma do estado atual e conduza-a, através da estratégia de ligação (operação e recursos), até a solução do problema (o estado desejado) sem passar pelo hemisfério esquerdo (consciente), indo direto ao inconsciente.

Um ótimo exercício para treino é descobrir o estado atual e o estado desejado de uma pessoa e criar uma metáfora para ela.

CLIQUE AQUI PARA LER ALGUMAS METÁFORAS!

Esperamos você no nosso próximo post!

(1)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *