Notícias

Técnicas de PNL: O que é Programação Neurolinguística?

A Programação Neurolinguística é definida como sendo a ciência e a arte de eliciar a excelência do ser humano, em outras palavras, a PNL é considerada a Arte da Excelência Humana, um manual de como usar o cérebro para obter o melhor de si em qualquer campo de interesse.

Segundo Richard Bandler, co-criador da PNL, a Programação Neurolinguística foi criada especificamente para nos permitir fazer magia, criando novas formas de compreender como a comunicação verbal e não-verbal afetam o cérebro humano. Desta forma a PNL apresenta a todos a oportunidade de não apenas comunicar melhor com os outros, mas também aprender a ganhar mais controle sobre o que consideramos ser funções automáticas de nossa própria neurologia.

Ela surgiu na década de setenta com Richard Bandler, um expert em computação e lógica, que na época estudava psicologia na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e John Grinder que era professor de linguística na mesma universidade.

Partiram do princípio lógico de que se alguém é capaz de fazer algo com excelência, se modelarmos cada ação da pessoa, poderemos também fazer o mesmo. E assim decidiram, a princípio, modelar o comportamento terapêutico de três celebridades do campo psíquico: Fritz Perls, um famoso psicoterapeuta criador da Gestalt; Virginia Satir, excelente terapeuta familiar; e Milton Erickson, hipnoterapeuta reconhecido pela rapidez com que alcançava seus resultados.

Ao modelar esses três profissionais perceberam que, para agir como eles, era preciso também descobrir como eles pensavam. Iniciaram reconhecendo padrões comuns de linguagem entre eles, de onde surgiu o primeiro livro “A Estrutura da Magia”; a partir de então a Programação Neurolinguística tem crescido de forma rápida em todo mundo.

Após o aprendizado da modelagem da linguagem perceberam que era possível programar o cérebro para a obtenção de comportamentos mais adequados ou variados, diante de determinadas situações. Daí o nome: Programação (remodelagem), Neuro (do sistema nervoso), Linguística (usando a linguagem).

Ou seja, a PNL trata da experiência humana subjetiva, como nosso cérebro administra as informações colhidas do mundo externo. Sendo assim, PNL não é uma linha terapêutica ou movimento filosófico e sim uma forma diferente de se posicionar em relação ao mundo, é o estudo do funcionamento cerebral e as possibilidades que podemos tirar deste conhecimento.


O que eu ganho conhecendo a PNL?

Você alguma vez na sua vida já passou por alguma situação em que desejou poder mudar seus comportamentos, ou de alguém que estava com você?

O que você faria se isto fosse possível?

Conhecendo a PNL você será capaz disso e muito mais!

Se você quer descobrir como extrair o melhor de si mesmo e aprender técnicas para mudar sua vida e de outras pessoas, a PNL é para você!

Entre outros benefícios, conhecer a PNL amplia sua capacidade de relacionar-se, gera amplitude em sua percepção do mundo, produz a fácil superação de bloqueios e traumas, muda paradigmas e possibilita o domínio do seu potencial cognitivo, permitindo que ele use a sua mente para obter os resultados que desejar, desenvolvendo um estado de excelência contínuo.

Além disso, você melhorará comunicação, tornando-a mais específica, assertiva  empática e eficiente, ampliando sua influência, persuasão e liderança.

Aprendendo como as pessoas processam e registram suas representações internas das experiências vivenciadas você terá uma poderosa ferramenta de transformação, além de aprender a estabelecer empatia de forma fácil e eficiente, criando assim um ambiente propício para a realização de mudanças.

Conhecer a fundo a PNL significa possuir as chaves para uma melhor comunicação, maior desenvolvimento pessoal e ter a capacidade de realizar mudanças profundas e eficazes em você e nas pessoas que o cercam.  de autotransformação acelerado para conquistar tudo aquilo que se deseja, e levar consigo instrumentos para aplicação destas práticas para o resto da vida.

Você conhecerá ferramentas poderosas de desenvolvimento pessoal, que podem ser utilizadas em todos os setores da experiência humana (relacionamentos, trabalho, finanças  etc.) e são capazes de produzir resultados altamente positivos e surpreendentes.


13 Pressuposições da PNL

Vamos elencar aqui as 13 pressuposições básicas da Programação Neurolinguística, eles nada mais são do que os princípios básicos da PNL, sua filosofia orientadora, suas “crenças”. O nome escolhido de “pressuposições” é porque você as pressupõe como sendo verdadeiras e depois toma atitudes para agir como se as fossem. Resumindo, formam um conjunto de princípios éticos para você levar para a sua vida. Vamos lá!

  1. Mapa não é território.
  2. Cada um faz o melhor que pode, considerando o contexto e os recursos que possui no momento.
  3. Todo comportamento tem uma intenção positiva.
  4. Não existem erros, apenas resultados.
  5. As pessoas têm, ou potencialmente têm todos os recursos que necessitam para agir efetivamente.
  6. Mente e corpo forma um sistema único.
  7. Se você não está obtendo o resultado desejado, dê flexibilidade à sua ação.
  8. Se você continuar a fazer as coisas exatamente como sempre fez, continuará a obter exatamente os mesmos resultados.
  9. O elemento controlador de um sistema é o elemento mais flexível.
  10. Todo comportamento foi útil no contexto em que ele foi criado.
  11. O responsável pela comunicação é o comunicador.
  12. A comunicação é avaliada pelo resultado que ela produz.
  13. Se alguém é capaz de realizar algo com excelência, qualquer pessoa, aplicando os mesmos passos, poderá fazer o mesmo.

Técnicas de PNL

Neste post abordaremos brevemente 3 técnicas muito importantes na Programação Neurolinguística que, se você dominar, com certeza vai gerar mudanças significativas em sua vida, são elas:

PNL - Rapport

Rapport

A palavra Rapport, originária do francês, literalmente significa “relação”; no entanto várias traduções para o português têm sugerido significados como: simpatia, sintonia, harmonia, entre outros, que demonstram apenas alguns de seus aspectos. No campo da comunicação e da Programação Neurolinguística (PNL), Rapport indica o estabelecimento de uma relação de confiança e afinidade mútua com a outra parte durante a comunicação.

Rapport em PNL, portanto, é o processo que leva à equalização dos estados internos das pessoas por meio do acompanhamento dos diversos elementos da comunicação verbal ou não verbal, produzindo como resultado uma intensa sensação recíproca de confiança, isso em qualquer ambiente de interação, tais como vendas, diálogo familiar, treinamentos, coaching etc.

O estabelecimento de empatia, “Rapport” em PNL, é necessário para obtermos uma comunicação eficaz, criando uma atmosfera de confiança. As palavras são responsáveis por 7% da nossa comunicação, a entonação por 38% e a comunicação não verbal, corporal e facial, por 55% da mensagem.

O Rapport foi modelado a partir de uma análise do alinhamento de Milton Erickson, observando fisiologia, linguagem e qualidades vocais de seus clientes. Embora Erickson fosse limitado em suas capacidades físicas, supõem-se que ele teria usado diferentes aspectos de seus componentes para atender a fisiologia de alguém. Por exemplo, se um cliente estivesse chateado, andando para cima e para baixo na sala, ele teria imitado o ritmo da caminhada e o estado interno, bem como o ritmo da fala, enfatizando ainda mais o movimento de todos os dedos das mãos e balançando a cabeça. Seus alunos também observaram que Erickson o teria induzido a entrar em um estado de transe, levando o sujeito ao um profundo estado de relaxamento utilizando seus próprios processos fisiológicos. A relação também foi usada por terapeutas como Carl Rogers, Fritz Perls, Virginia Satir, entre outros.

Você já observou duas pessoas que estão em “sintonia” conversando?

Já percebeu que elas usam um mesmo ritmo, tom e volume de voz? E a postura corporal? O estabelecimento de empatia, “Rapport” em PNL, é necessário para obtermos uma comunicação eficaz, criando uma atmosfera de confiança.

Espelhando o comportamento (verbal e não verbal) de uma pessoa, você poderá estabelecer Rapport, acompanhando a forma de se manifestar da pessoa.

Uma vez em Rapport você poderá conduzir a pessoa, ou seja, mudando um comportamento seu, poderá ver o reflexo na outra pessoa. Sendo assim, estabelecer Rapport é compreender melhor a pessoa. Entendendo melhor, respeitando seu mapa e sua forma de se relacionar com o mundo externo, criaremos uma atmosfera de confiança. A pessoa se sentirá mais segura e será mais participativa.

O que você pode acompanhar no Rapport?

NA COMUNICAÇÃO VERBAL:

Qualidade vocais: ritmo, tom, velocidade, volume…

Estado interno: reconhecer como a pessoa se sente “Vejo que você está muito preocupado com isso”

Ideias ou pensamentos: (Técnica dos 101%). Nem sempre é possível concordar com a interpretação pessoal de uma pessoa ou com a sua opinião. Neste caso você pode achar, dentro da afirmação da pessoa, 1% com que você possa concordar e aí concordar 100% com isso.

NA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL:

Expressões faciais: levantar sobrancelhas, enrugar o nariz.

Postura: posição do corpo.

Movimentos corporais e gestos: apontar com uma das mãos.


Espelhamento Cruzado

O espelhamento cruzado é muito similar com o Rapport, porém se a pessoa cruzar os braços, você cruzará as pernas (por isso espelhamento cruzado).


Ancoragem
Ancoragem PNL

Ancoragem

Âncora é qualquer estímulo capaz de eliciar um determinado estado interno.

Algumas pessoas, ao olhar para a bandeira nacional, sentem um profundo patriotismo; uma sensação que pode misturar força, segurança, proteção, etc. Se julgarmos com rigor, trata-se de um pedaço de pano colorido, mas que é capaz de trazer à tona toda uma experiência ou estado interno específico.

Existem também âncoras auditivas, como aquela música que pode fazer você lembrar uma fase de sua vida e fazer você se sentir “como se estivesse naquela época”.

Há também âncoras cinestésicas, que são as mais fortes; por exemplo, o cheirinho da comida da vovó ou o cheiro da pessoa amada. Dentre as âncoras cinestésicas as mais fortes são as olfativas.

Âncoras podem ser usadas terapeuticamente, por isso é muito importante saber instalar uma âncora para mudar o seu estado interno momentaneamente.


Ressignificação

Ressignificação

Lembra de uma das pressuposições básicas da PNL que diz que “Todo comportamento tem uma intenção positiva e foi útil no contexto onde foi criado?”

Sendo assim, todo comportamento pode ser ressignificado ou recontextualizado para que se possa entender melhor sua existência.

Recontextualização

Em que contexto você pode imaginar que aquele comportamento possa ter sido útil?

Exemplos:

“Eu me sinto inseguro.”

Isso é ótimo se você tiver que pilotar um Boeing e não for um piloto.

“Eu me sinto ansioso às vezes.”

Isso é ótimo quando se aguarda algo bom.

Ressignificar

Dar um significado positivo ao comportamento.

Exemplo:

“Eu fico nervoso quando meu filho chega tarde em casa!”

Isso significa que você ama muito seu filho e não quer que algo de errado aconteça.


Se você quiser se aprofundar mais na PNL, conheça os cursos e treinamentos de Programação Neurolinguística no Instituto INEXH, Instituto este que está no mercado desde 1999 e já transformou mais de 200.000 vidas!

  1. DL – Desenvolvimento e Liderança

    Neste Treinamento trabalhamos no desenvolvimento da capacidade de liderança e trabalho em equipe. Através da motivação, confiança e espírito de vencedor, podemos planejar a realização dos nossos objetivos, melhorar a capacidade de estabelecer relacionamentos e aumentar nosso desempenho profissional.

  2. DL – Águia Real

    Neste treinamento trabalhamos energia vital, dinamismo e motivação. Com técnicas de alta performance e harmonização, você entrará em contato com a sua potencialidade e força interior, tomará decisões guiadas pela sua essência e criará um futuro maravilhoso.

    A sensação que se obtém ao andar sobre as brasas é algo simplesmente indescritível e transformadora. Se você já obteve sensações maravilhosas na sua vida, venha conhecer o que é Ser um Firewalker.

  3. Practitioner em PNL

    O conhecimento da forma de funcionamento do seu cérebro possibilitará fazer mudanças programadas por você mesmo, visando o desenvolvimento emocional, de relações com parceiros, cônjuges, pais e filhos.

    Através da PNL você terá recursos para uma reprogramação de comportamentos, descobrirá e desenvolverá uma escala de valores compatível com sua identidade. Isso facilitará a descoberta e conquista da sua missão como ser humano, como profissional, na sua família etc.
    Descubra como você codifica o tempo em sua mente, sua linha temporal, tendo acesso e alterando sua história pregressa, adicionando recursos para uma vida futura ainda melhor.

    São apresentadas técnicas para lidar com comportamento e emoções indesejadas, cura de fobia, compulsões, técnicas de linha do tempo, hipnose, desenvolvimento de comunicação eficaz, estratégias etc.

  4. Master Practitioner em PNL

    Nossas verdades pessoais, o que chamamos em PNL de sistema de crenças, têm enorme influência em nossos comportamentos e na nossa capacidade de promover mudanças internas.

    Muitas vezes sabemos que queremos mudar, percebemos o quê e como fazer, entendemos as nossas habilidades, mas algo dentro de nós, muitas vezes uma inexplicável sensação, nos impede de conseguirmos o que desejamos.

    Este pode ser o sinal de que o nosso sistema de crenças não nos permite, ainda, proceder a mudança. No Master Practitioner nosso objetivo é entendermos o que são nossas crenças, como elas são construídas e o que fazer para modificá-las.

  5. Advanced Practitioner em PNL

    Pessoas de sucesso que despertaram em você respeito e admiração. Quais habilidades elas possuem? Quais ações elas têm? Como elas agem e reagem? Qual o primeiro pensamento que tiveram antes de executar a ação? Como funciona o Sistema de Crenças de pessoas assim?

    Existe uma estratégia ou um conjunto de estratégias para identificar essas habilidades, um caminho lógico para adquirir essa excelência em qualquer setor da vida ou objetivo.

    Com a PNL é possível modelar qualquer resultado positivo desejado e transformá-lo na sua realidade, focando em resultados.

    Inúmeras outras estratégias para atingir a Excelência em diversas áreas da atividade humana podem e devem ser modeladas. São o que chamamos de “Neuro Estratégias”.

    No ADVANCED PRACTITIONER você poderá conhecer essas Neuro Estratégias, colocar em prática a verdadeira essência da PNL e assim desenvolver habilidades de cunho prático nas atividades do dia a dia.

  6. Formação em Coaching Sistêmico

    Se você almeja conquistas em sua vida profissional, pessoal, financeira e emocional, e necessita desenvolver habilidades de liderança e tornar-se um especialista em comportamento humano, esta é uma ferramenta essencial para o seu desenvolvimento.

    A Formação em Coaching Sistêmico foi criada com o objetivo de trazer vários modelos eficazes de coaching, proporcionando ao Coach a habilidade e flexibilidade de superar os desafios que o seu Coachee encontrar durante o processo. O programa de Coaching Sistêmico tem como base a Programação Neurolinguística (PNL), que dá magnitude e excelência ao desenvolvimento das potencialidades humanas.

    Esta variedade de modelos de Coaching permite ao Coach oferecer ao seu Coachee o que melhor se encaixar à sua realidade, seja o desenvolvimento de suas habilidades pessoais, profissionais ou familiares.

  7. Transformação Essencial

    Curso essencial na formação do programador neurolinguístico.
    Abordaremos o topo da pirâmide dos níveis neurológicos. Uma visão profunda sobre missão, valores e sua essência. Uma forma lógica de entender suas relações mais profundas com o exterior e com você mesmo. Você irá resgatar seus valores essenciais e colocá-los em forte ação.

    Será um profundo reencontro com sua essência. A partir da descoberta da sua essência você estará pronto para tomar qualquer decisão na sua vida, os comportamentos gerados pela vivência da sua essência estarão absolutamente congruentes com quem você realmente é.

    Neste curso você aprenderá a técnica do Core Transformation, um exercício extremamente poderoso da PNL, desenvolvido por Connirae Andreas, nos Estados Unidos, uma experiência que transcende tudo que você já possa ter experimentado.

  8. Hipnose

    A Hipnose destina-se a profissionais das mais diversas áreas, pois se trata de uma poderosa técnica que proporciona excelentes resultados nas ocasiões em que é aplicada. Neste curso você vivenciará e aprenderá diversas técnicas para colocar uma pessoa em transe, que é um estado diferenciado de consciência, aplicando Hipnose Clássica, Ericksoniana, Hipnose Rápida, Auto-Hipnose, Hipnose até através da luz do fogo.

    Você aprenderá também o que é a Hipnose de Palco ou Street Hypnosis. O formando está apto ao atendimento logo após o encerramento do Curso de Formação, pois utiliza a metodologia do INEXH em que as técnicas são vivenciadas.

  9. Trainer com PNL

    Um curso totalmente prático com uso de recursos audiovisuais que propiciam feedback preciso e personalizado, para você que é ou deseja ser treinador e tem como missão compartilhar conhecimento, instalando habilidades em treinamentos abertos ou para grupos empresariais.

    No curso são abordadas técnicas de PNL poderosas para estabelecimento de rapport com qualquer tipo de público.
    Você aprenderá estratégias para elaboração de um treinamento desde o momento zero até sua finalização, englobando didática, tipos de exercícios e dinâmicas a serem escolhidas, até possíveis formas de encerramento.

    Atenção especial é dada à competência comunicativa, estudando detalhadamente a expressividade e a integração da comunicação verbal com a não verbal, identificando seus efeitos sobre o público e como usá-la para amplificar o poder de sua comunicação.


FAQ
Programação Neurolinguística

A Programação Neurolinguística é definida como sendo a ciência e a arte de eliciar a excelência do ser humano, em outras palavras, a PNL é considerada a Arte da Excelência Humana, um manual de como usar o cérebro para obter o melhor de si em qualquer campo de interesse.

O que eu ganho conhecendo a PNL?

Entre outros benefícios, conhecer a PNL amplia sua capacidade de relacionar-se, gera amplitude em sua percepção do mundo, produz a fácil superação de bloqueios e traumas, muda paradigmas e possibilita o domínio do seu potencial cognitivo, permitindo que ele use a sua mente para obter os resultados que desejar, desenvolvendo um estado de excelência contínuo.

Rapport

Você já percebeu que elas usam um mesmo ritmo, tom e volume de voz? E a postura corporal? O estabelecimento de empatia, “Rapport” em PNL, é necessário para obtermos uma comunicação eficaz, criando uma atmosfera de confiança.

Rapport Tradução

A palavra Rapport, originária do francês, literalmente significa “relação”; no entanto várias traduções para o português têm sugerido significados como: simpatia, sintonia, harmonia, entre outros, que demonstram apenas alguns de seus aspectos. No campo da comunicação e da Programação Neurolinguística (PNL), Rapport indica o estabelecimento de uma relação de confiança e afinidade mútua com a outra parte durante a comunicação.

Ancoragem

Âncora é qualquer estímulo capaz de eliciar um determinado estado interno. Por exemplo, o cheirinho da comida da vovó ou o cheiro da pessoa amada.

Ressignificar

Todo comportamento pode ser ressignificado ou recontextualizado para que se possa entender melhor sua existência. Dar um significado positivo ao comportamento.

Curso Programação Neurolinguística

O INEXH (Instituto Nacional de Excelência Humana) foi criado há mais de 20 anos atrás a fim de satisfazer esta demanda crescente por treinamentos/cursos ligados à PNL e inteligência emocional e hoje é uma empresa brasileira líder neste setor, e é nada mais, nada menos, do que o maior Centro de Treinamento em PNL – Programação Neurolinguística do mundo, por 6 (seis) anos consecutivos, segundo a Sociedade Brasileira de Neurociência, que recomenda e atesta a qualidade dos seus cursos e treinamentos.

(1)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *